sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Marketing Multi-Nível



Também chamado de marketing de Rede, é um sistema de marketing que mais vem crescendo no mercado internacional. Surgiu na década de 1940, com o químico americano chamado Carl Rhenborg, e este sistema foi utilizado para criação de franquias de fast foods. Mas neste caso não a um espaço físico (loja) onde são vendidas as mercadorias.

São empresas que vendem seus produtos directamente para os consumidores finais via distribuidores independentes (profissionais de vendas), sem altos custos com campanhas publicitárias e sem intermediários. A hierarquia é em forma de uma pirâmide, onde os vendedores mais antigos ficam no topo, e os mais novos ficam na base.

O sistema funciona da seguinte maneira: os vendedores mais antigos treinam outros profissionais e uma percentagem das vendas dos vendedores treinados irá para o tutor (isso influencia o vendedor a treinar constantemente seu ”aluno” e a motivar o futuro Profissional), bem como receberá uma percentagem diferente de todos os que forem treinados por quem o vendedor foi tutor. O sistema forma assim uma pirâmide.

Vantagens:

Baixo custo operacional.
Grande retorno.

Desvantagens:

Necessita de mão-de-obra bastante motivada e treino constante.

Controlar o número de membros (um número muito grande acaba saturando aquele determinado mercado).

Fontes:

http://aartedevender.com

http://www.cfcob.com.br/GMR/InfoDesvantagemMarketiingRede.htm

Sem comentários: