O Marketing Viral envolve a transmissão de produtos, de serviços ou de informações desenvolvidas por uma empresa de utilizador em utilizador via Internet. (Fonte: Kottler e Keller , 2006)
Passar adiante uma mensagem que "contamine" o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto com outras acções, como comprar algo ou se inscrever em algum serviço. Com a Internet o conceito cresceu e se potencializou. Agora cada pessoa envolvida pode "contaminar" centenas ou milhares de correspondentes. As empresas que souberem transformar essa equação "mensagem recebida = compra + divulgação" em algo imediato conseguirá explorar toda a potencialidade do marketing viral.
Fonte: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_recall.html
Segundo a minha definição hoje em dia considerado uma forma de Marketing, é ao mesmo tempo um dos meios de Buzz Marketing, que utiliza a internet de forma a difundir uma mensagem através das redes de e-mails, blogs e outros meios da internet de forma a levar os receptores desta mensagem a consumir algo.
Vantagens
Baixo custo de investimento e grande receptividade neste tipo de campanhas não convencionais por parte de um público mais jovem cansado de campanhas convencionais.
Desvantagens
Devido á sua facilidade de utilização existem hoje me dia milhares de campanhas de Marketing Viral o que leva a uma certa descredibilização desta técnica.
Durante a pesquisa que efectuei encontrei este site, onde falam das 7 técnicas do Marketing Viral.É muito interessante devido à forma prática como informam a utilização do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário