terça-feira, 21 de outubro de 2008

Buzz Marketing


O que significa a palavra “Buzz”? Nada mais, nada menos do que o tradicional boca a boca.Neste caso, um agradável sussurro de promoção, enigma, surpresa e novidade.Uma acção de buzz marketing tem como objectivo despertar a atenção das pessoas fazendo com que elas comentem, discutam, logo, que seja tema de conversa. Quanto mais as pessoas comentam, diz-se que maior é o buzz, seja ele por meio de “passa a palavra” nas ruas, em blogs, sites ou grandes veículos de comunicação. O buzz marketing é também, algo muito complicado de medir. No entanto, já várias empresas no mundo o fazem. Uma delas é a Nielsen.


Quais as vantagens e desvantagens do Buzz Marketing?


Tal como o marketing de guerrilha, este tipo de comunicação não obriga a um esforço financeiro.

A possibilidade de utilizar uma ferramenta como a Internet é algo também muito vantajoso na medida em que permite atingir rapidamente os mais diversos mercados bem como um interessante e elevado número de pessoas.

No que diz respeito a desvantagens, e de salientar o facto de uma acção ter um impacto contrário ao pretendido. Para que tal aconteça, basta a mesma não ir de encontro às expectativas do consumidor, que rapidamente a vantagem retirada pela “facilidade e rapidez de difusão” transforma se numa desvantagem. Quando se trata de afamar uma marca, a boca a boca tem um efeito devastador e de difícil conserto.
Como exemplo, apresento um vídeo que foi claramente um caso de sucesso no que diz respeito ao buzz marketing.
Depois do Buzz criado pelo os Radiohead e agora a vez dos AC/DC inovar com o lançamento de um videoclip noExcel. E no mínimo surpreendente, deixa logo qualquer pessoa curiosa e com vontade de ver este clip no famoso software da Microsoft, ou seja é um excelente videoclip.



http://www.youtube.com/watch?v=h9_YkXHCkgA&eurl=http://www.mktg2.net/category/buzz-marketing/


Fontes:http://d.scribd.com/docs

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