segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Marketing Digital

Marketing Digital são acções de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet para divulgar e comercializar os seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de conhecimentos.Estas tendências estão a mudar conforme a comunicação da WEB 2.0, Wikis, redes sociais, blogs, entre outros,que tendem a promover novas interacções dos utilizadores da Internet no ciberespaço. É a nova moda de pesquisar mercados,divulgar produtos,serviços e marcas corporativas nesse ambiente virtual onde podemos definir o objectivo principal do marketing digital.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital


A minha definição


O marketing digital engloba todo o tipo de comunicação de marketing recorrendo a canais em formato digital que vão desde a TV, email, aos sms, telemóveis, pda’a entre outros. O cliente, usa quando quer, como quer, quase como um “self-service”.


Vantagens


Possibilidade de gestão de uma carteira de clientes ou potenciais clientes.

Personalizar o envio da informação.

Obter retorno das acções efectuadas, muito perto dos 100%.

Proporciona a capacidade de dar uma resposta mais eficiente e eficaz às necessidades do cliente

Longo alcance – elimina barreiras geográficas, atingindo o público alvo em qualquer lugar que ele estiver;

Agilidade – atinge imediatamente o destinatário;

Interactividade – o público alvo pode ser parte integrante da acção e pode interagir com ela;

Mensurável – os resultados podem ser medidos em tempo real através de sistemas de estatísticas de

acesso ou clicks;







Desvantagens


- A abrangência da audiência torna-se mais limitada dado focalizar e segmentar tanto o alvo, torna-se mais difícil atingir um leque de mais abrangente dos potenciais clientes.

- Dependendo do meio utilizado, pode ser bastante dispendioso

3 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

Recordo o desafio na sua totalidade:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.

Ana Paula Cruz disse...

Melhorar este post como outros à frente de acordo com isto. Basta reeditar e publicar de novo. Verei depois na próxima passagem.

Guimarães disse...

uma pergunta... porque consta como titulo "My Name is Guimarães... Pedro Guimarães"
parecendo que n tem haver com o texto principal , apesar d n ter prestado toda a atençao... esse e o meu nome e ja pessoas me perguntaram se possuia um blog (este em questão ) poderia pedir k mudasse ou metesse uma nota a informar onde vive essa pessoa se essa tiver o mesm nome o que esta dentro dos possiveis...
agradecia se fosse possivel.