terça-feira, 21 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha

Refere-se a acções de comunicação e publicidade que quebram a rotina do dia a dia com algo surpreendente na esperança de gerar o chamado word-of-mouth ou boca-a-boca.


http://www.brunoamaral.com/post/marketing-de-guerrilha/


A minha definição

É um método de promoção cujo ataque consiste em surpreender o adversário, lançando estratégias de guerrilha no campo do marketing. O seu principal objectivo é transformar clientes em potenciais consumidores reias e investimentos de marketing em lucros.


Vantagens

Chama a atenção do consumidor.

Custos mais baixos do que os da publicidade tradicional uma vez que promove a marca desenvolvendo situações que possam ganhar notoriedade nos noticiários ou atrair a atenção directa do público alvo sem pagar espaços publicitários como rádio, televisão, jornais e revistas.

O investimento é menor e tem um resultado maior que as acções tradicionais.

Prazo de execução curto – em 40 dias é possível planear e viabilizar uma acção.


Desvantagens

O planeamento e a execução da acção partem do principio da ousadia para que esta seja concretizada, dessa forma exige dos profissionais uma criatividade quase sem limites.

Algumas acções de Marketing de Guerrilha e as suas ferramentas provocam discussões éticas.

Necessidade de controlar todas as variáveis da situação escolhida para a promoção. Especial cuidado como boca-a-boca.

Nota: A Coca Cola furou a língua das pessoas com um piercing da marca. Foram quase 300 pessoas usando a marca Coca-Cola na língua. A pessoa furava a língua de graça e tirava uma foto para divulgar, no entanto, só foram utilizados piercing de titânio e estúdios com certificado de qualidade.

O sucesso de uma campanha de guerrilha depende de ideias originais, e não de situações que são difíceis de ser identificadas antes de serem feitas .

Nota: A Mattel, fabricante da Barbie, pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca. A ação, obviamente, irritou os moradores. Os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido e o tiro saiu pela culatra


http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1234310-marketing-guerrilha/


Exemplos


Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para conceber doações para instituições de caridade.

No ano passado, um comboio de 20 carros amassados e soltando fumaça se arrastaram por ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um videojogo de perseguição de carros. Mesmo as empresas tradicionais estão adoptando este tipo mais ousado de propaganda.

A Pizza Hut gastou U$ 1,25 milhões em um anúncio colocado em um foguete russo lançado ao espaço. A fronteira final também é tema de ideias meio malucas como transformar a Lua em um imenso outdoor usando projectores potentes.


http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1234310-marketing-guerrilha/






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