terça-feira, 21 de outubro de 2008

Search engine optimization ou optimização para motores de busca

Search engine optimization (em português optimização para motores de busca) é um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais (também conhecidos como orgânicos.) O SEO é parte do Search engine optimization, que para lá do SEO, se preocupa também em posicionar os sites nos resultados pagos. Pode-se por isso falar no SEO como a actividade do Search Marketing que atrai visitantes “gratuitamente“


http://www.marketingdebusca.com/artigo/seo-search-engine-optimization/

A minha definição

É uma metodologia para a preparação de uma página web que não só pode ser encontrada quando uma palavra ou uma frase é introduzida num motor de busca mas também detém uma posição de destaque no ranking de um motor de busca, ou seja, que tenha uma maior probabilidade de aparecer em primeiro lugar numa procura.

Vantagens:

Torna o conteúdo de uma página mais relevante aos utilizadores.

Melhor posicionamento do site numa página de resultados de uma busca - O aparecimento da página depende da relevância. – Google PageRank


Nota: Explicação do Google PageRank


O SEO pode ser dividido em duas partes.Factores internos e factores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes factores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.


http://www.marketingdebusca.com.br/seo/


Desvantagens

É necessário ter cuidado com o conteúdo, uma vez que a utilização de muitas imagens substituindo texto, ou a utilização de formatação como transparência, efeitos de sombreamento no título podem prejudicar a busca, uma vez que os títulos contam muito para a relevância de um site e não devem ser substituídos por imagens.
Torna-se necessário uma equipa preparada e responsável pelo tratamento da informação do site assim como pelo design, o aproaching e vários outros factores que abrangem um website.

O SEO é um processo continuo e demorado cujos benefícios resultam de um trabalho cuidadoso e diligente.





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