quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Experience Marketing


O Experience Marketing é uma técnica de comunicação que provoca a interacção entre a empresa ou marca e o consumidor com objectivos explícitos de conquista e fidelização de clientes bem como forma de premiar equipas de trabalho, recaindo essas acções em aumentos de volume de vendas.

Esta é também uma nova técnica de comunicação inovadora na medida em que permite a diferenciação.

Num ambiente externo cada vez mais competitivo, em que a oferta é muita e diversificada, as características e os benefícios dum produto ou serviço por si só não vendem. É preciso algo mais, é necessário encontrar formas de acumular valor.
Citando Pierre Schurmann, sócio e presidente do Experience Group, o recurso a esta nova técnica de comunicação é uma mais-valia, pois uma empresa, marca ou produto, “para se diferenciar, é preciso ter algo a mais para falar com um público que está cada vez mais fragmentado.”

É neste caminho que surge o Experience Marketing que, na minha opinião consiste na realização de acções inesperadas, surpreendentes, inesquecíveis, encantadoras e até mesmo personalizadas, proporcionadoras de experiências marcantes no consumidor (subentenda-se consumidor interno, ou seja, colaboradores da empresa e externo) fazendo com que este se torne fiel e divulgador activo do produto, serviço ou marca.

Vantagens
É indiscutível que as acções de experience marketing, pelas suas características e pelo que proporcionam, fortalecem laços que vão para além de “laços comerciais”, laços esses que podem tornar o cliente fiel e activo na divulgação da empresa ou marca.
Outra vantagem clara tem a ver com o facto de permitir a diferenciação face à concorrência, agregando também mais valor ao produto ou serviço e assim torna também as empresas ou marcas mais competitivas.
A possibilidade de atingir o público-alvo de forma eficaz é outro aspecto vantajoso que advém do recurso a esta nova técnica de comunicação.
Permite ainda, pelo impacto que tem, reforçar o posicionamento de uma empresa ou marca.

Desvantagens


Esta técnica de comunicação não é propriamente barata. As experiências proporcionadas normalmente acarretam custos elevados, e portanto não estão ao alcance de qualquer empresa.
As acções devem ser bem preparadas. Devem ser alvo de uma preparação cuidada. Se assim não for, o efeito será contrário ao pretendido, ficando o consumidor com uma percepção medíocre da marca ou empresa.

Exemplo:

http://www.ft.com/cms/8a38c684-2a26-11dc-9208-000b5df10621.html

Fontes:
www.revistamarketing.com.br
www.mktonline.net

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