segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Endomarketing – “marketing interno” ou “marketing para dentro”

“Um conjunto de práticas introduzidas e aprimoradas na organização, e que tem por objectivo obter, ou elevar, o comprometimento de seus funcionários”, decorrendo, desse comprometimento, “mudança nas atitudes e comportamentos que se reflectem, positivamente, tanto no público interno, quanto no externo” (Cerqueira, 1994; Nicklas e Wood, 1999)


http://br.geocities.com/christine1004/Endomarketing.ppt


“...acções de Marketing para o público interno - FUNCIONÁRIOS - das empresas e organizações” (Bekin, 1995: XVII).


http://www.endomarketing.com/artigo11.htm


A minha definição


O marketing interno engloba um conjunto de acções aplicadas aos funcionários de uma empresa (internamente), com o intuito de estreitar relacionamentos permitindo aos trabalhadores adquirir valores de cooperação, empatia, proximidade e compreensão que mais tarde lhes irá permitir desenvolver e crescer com a empresa o que resultará num aumento de produtividade.

Vantagens:

Estimula o funcionário a ter mais responsabilidade e iniciativa - O funcionário é o principal elemento de contato com o cliente.

Capacita o funcionário a responder qualquer dúvida interna - Um funcionário que atende melhor passa uma melhor imagem da empresa.

Incentivos fazem o funcionário se sentir mais valorizado culminando num nível superior de satisfação e motivação que se transforma em ganhos reais de produtividade.

Horizontalidade – níveis hierárquicos mais simplificados permitem aos empregados uma maior liberdade de expressão melhorando a comunicação interna e externa.

Após a implantação da base de valores e consolidação do processo de endomarketing, todos os programas de melhorias operacionais ficarão mais fáceis de implantar, porque os empregados já estarão mais comprometidos com os resultados da empresa; e nessa etapa começam a aparecer os resultados concretos e visíveis pela Directoria. Os custos de fabricação tendem a cair, pois cada empregado estará comprometido em promover melhorias operacionais, que gerarão redução de custos, e, cada redução no custo de produção pode gerar mais lucros para a empresa.

Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceites pelos seus clientes.

Desvantagens

O processo de implantação e consolidação do Endomarketing requer persistência, apoio do pessoal da área de Recursos Humanos, Marketing, Operacional, e, acima de tudo, da Directoria. Os ganhos são imediatos, mas os resultados operacionais virão a partir do segundo ano de implantação.

O processo deve ser constante e os ajustes devem ser imediatos, para coibir falhas futuras. Um grupo deve coordenar o processo e formar multiplicadores nas diversas áreas da empresa, avaliando e implementando melhorias de acordo com a necessidade de cada área.

O processo deve ser feito em etapas, e a cada etapa, o programa deve ser reavaliado para então continuar na etapa seguinte. Alguns programas de primeira etapa poderão ser consolidados na etapa seguinte, mas devem estar em andamento.

O desconhecimento das etapas de implantação pode fazer todo o processo fracassar, e a empresa perder a credibilidade junto aos seus colaboradores.

Factos constatados


Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, são conhecidas por possuir o Endomarketing no seu DNA. Estas companhias estimulam os seus funcionários através de acções focadas no bem-estar deles o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipas.


http://marketing-renato.blogs.sapo.pt/2982.html




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