quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Marketing Radical



“Em linhas gerais, as empresas de marketing radical são aquelas que conquistaram um sucesso extraordinário sem o aparato moderno do marketing profissional. A fórmula radical inclui ingredientes como fidelidade, longo prazo e poucos recursos.”

www.criativamarketing.com.br/criativa/arquivos/MARKETINGRADICAL.doc

A minha definição O marketing Radical é um termo que
se refere a uma prática empresarial que ignora todas as leis e princípios do marketing tradicional, alcançando resultados surpreendentes em vendas e posicionamento. Este novo conceito de marketing diferencia-se do tradicional pela forma como vê o mercado, o cliente e as técnicas que utiliza para alcançar os objectivos.

Vantagens:


-A relação com os consumidores é estreita e assenta em pilares de confiança e respeito – Personalização. -O compromisso estabelecido com os consumidores é de longo prazo - A única forma de rentabilizar o investimento é manter os clientes a comprar regularmente e no longo prazo.
-O marketing Radical apresenta soluções integradas, ou seja, o vendedor tenta vender aos seus clientes já existentes, outros produtos e serviços para lá daquele que originalmente levou à relação de clientela – Cross selling.
-Pensamento um para um, isto é, cria um sistema que permita identificar os clientes como indivíduos de
cada vez que são contactados, e classifica-os em função do seu valor em função do que necessita da empresa. Na interacção com os clientes capta as suas especificidades e permite agir de acordo com esse conhecimentos adaptando a relação e oferta. -As empresas competem não só com os seus produtos, mas principalmente com a sua força e perícia. -Identifica e compreende as necessidades dos clientes para criar soluções que os satisfaçam – Ciclo de vida do cliente.

Desvantagens

-Estão sempre à procura de novos produtos e diferentes e consequentemente novos clientes (ao contrário do marketing tradicional que tende a permanecer leal a uma ca
tegoria de produto). Hoje, o cliente é o elemento escasso e tem elevado poder negocial e neste contexto, conquistar novos clientes tem custos muito elevados Exemplos onde foi aplicado Harley-Davidson, a Boston Beer Company e Virgin Atlantic Airways.


Casos constatados


1 - Madonna ou Spice Girls 0 que faz de Madonna especial é que ela veio do nada, tinha poucos recursos e criou essa coisa surpreendente. E ela não é uma boa cantora, é uma boa dançarina. Tudo que ela tinha era muita esperteza, conhecia seus consumidores e soube se colocar a frente deles. Agora você olha as Spice Girls. É um bom grupo musical. Mas elas tiveram apoio de muito dinheiro e muito profissionalismo. Elas podem não durar. Madonna já dura 20 anos.

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2 - Nike ou Reebock


Há 20 anos, a Reebok era maior que a Nike. Mas a Nike realmente entendeu as pessoas para as quais ela fazia os produtos. A Nike foi fundada por pessoas que queriam ser atletas, que gostavam de desporto e que comunicavam bem com pessoas que os praticavam. Conseguiram estabelecer um elo com essas pessoas que a Reebok nunca conseguiu.




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3 - A paixão pela Harley-Davidson A Harley-Davidson tem motoqueiros que a administram, não gasta mais do que 2 milhões de dó1ares por ano em propaganda e mantém 350 000 aficionados, em 105 países, integrados pelo Harley Honors Club. 0 clube foi criado em 1983, quando a marca Harley agonizava. Sem ter como investir em uma campanha publicitaria complexa e cara, a Harley promoveu o clube usando sua rede de revendedores, com informativos, cartazes e propaganda boca a boca. Hoje ha cerca de 1 000 sedes do clube no mundo. Ele patrocina centenas de ralis a cada ano. A Harley desenvolveu uma base de clientes leais e apaixonados.





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2 comentários:

Hélder Manuel Soares disse...

Parabens Pedro, está aqui muito trabalho. O grafismo também está porreiro.

Ana Paula Cruz disse...

Pois... mas os posts que não respondem ao desafio devem ser reeditados e melhorados conforme o comment que eu deixei relativo ao que se tem que responder neste desafio...
Nenhum está a responder an totalidade. Reeditar e melhorar até ao meu retorno já para notas.